top of page
  • Foto do escritorPegasus Bureau

QUAIS MARCAS REALIZARAM REBRANDING NOS ÚLTIMOS ANOS ? E ENTENDA O QUE SIGNIFICA REBRANDING.

O rebranding é um processo que podemos nomear de renovação de uma marca, que pode envolver uma revisão completa dos valores, propósito e estratégias de uma empresa, a fim de reposicioná-la no mercado, mudar sua imagem ou alcançar novos públicos.

Essa reconstrução pode ser uma estratégia eficaz para revitalizar uma marca, mas é um processo complexo que apresenta vários desafios.




Como vimos no post anterior da empresa bancária Itaú e no exemplo acima com a Apple, uma empresa pode levar meses ou até mesmo anos para reconstruir detalhes do seu logotipo ou reestruturar todos os seus processos internos para atender com mais eficiência a demanda dos seus consumidores.


As empresas devem analisar, por exemplo, os custos, a identidade da marca, a aceitação do consumidor, a implementação da nova identidade visual e a concorrência antes de embarcar em um processo de rebranding, sinalizando ao publico geral que essa decisão foi estrategicamente pensada.


Rebranding inclui a mudança de identidade visual, mas esse trabalho apenas é parte do processo de reposicionamento de marca, que também pode incluir:


  • novos valores;

  • nova missão;

  • novos tons e vozes;

  • melhoria de processos;

  • novos produtos (não obrigatoriamente);

  • nova forma de vender e atender;

  • novos parâmetros de qualidade.


O rebranding de uma marca pode transformar uma empresa, definir um novo caminho a seguir, elevar a moral da empresa e ajudar a atender melhor às necessidades da comunidade. Mas, também pode ser um fracasso.




A Kia, por exemplo, é uma marca que passou recentemente por uma reestruturação. Seu tradicional logotipo ganhou uma nova versão, onde as letras bem definidas foram substituídas por letras unidas, que causaram uma repercussão não muito boa para a montadora.




Antes as letras eram de fácil compreensão e de serem pronunciadas, agora enfrentam um desafio de leitura que levou muitas pessoas até o Google para perguntar quem seria a marca “KN”.


O que você achou do rebranding da KIA?


Clique aqui e fale com um especialista em brading para repaginar a identidade visual da sua marca.

9 visualizações0 comentário
bottom of page